Definição – O que significa Arquitetura de Três Esquemas?
A arquitetura de três esquemas é uma ideia no design de banco de dados relacional que divide um banco de dados em três categorias diferentes de acordo com seu uso e estrutura, e com as funções desempenhadas por administradores de sistema, designers e usuários finais.
Definirtec explica a arquitetura de três esquemas
Desenvolvida na década de 1970, a arquitetura de três esquemas ajuda a avaliar um banco de dados relacional de diferentes pontos de vista. O primeiro dos três níveis é chamado de nível externo ou nível de usuário. Esta é a visão do banco de dados relacional que os usuários finais veem e envolve um alto nível de abstração. O segundo nível é o esquema lógico ou nível conceitual, onde os designers trabalham. O terceiro nível é o esquema físico ou nível físico, onde os programadores mantêm um banco de dados em um sistema de hardware. A arquitetura de três esquemas é geralmente atribuída ao grupo ANSI / SPARC e às vezes também é chamada de arquitetura “ANSI / SPARC”.
Parte do uso da arquitetura de três esquemas é observar como a manutenção do design difere da manutenção do sistema central. Por exemplo, itens que lidam com tabelas de banco de dados e consultas pertencem ao esquema conceitual ou lógico, onde questões como manipulação de memória são examinadas no nível físico. Alguns especialistas de TI falam sobre a arquitetura de três esquemas no contexto de mudança de níveis sem afetar outros níveis ou em termos de independência de dados. Além disso, a arquitetura de três esquemas também analisa as funções principais dos designers de banco de dados, administradores de rede ou equipes de manutenção de servidor.