Definição – o que significa arquitetura de três camadas?
Uma arquitetura de três camadas é uma arquitetura cliente-servidor na qual a lógica do processo funcional, o acesso aos dados, o armazenamento dos dados do computador e a interface do usuário são desenvolvidos e mantidos como módulos independentes em plataformas separadas.
A arquitetura de três camadas é um padrão de design de software e uma arquitetura de software bem estabelecida.
Definirtec explica a arquitetura de três camadas
A arquitetura de três camadas permite que qualquer uma das três camadas seja atualizada ou substituída de forma independente.
A interface do usuário é implementada em um PC desktop e usa uma interface gráfica do usuário padrão com diferentes módulos em execução no servidor de aplicativos.
O sistema de gerenciamento de banco de dados relacional no servidor de banco de dados contém a lógica de armazenamento de dados do computador.
As camadas intermediárias geralmente têm várias camadas.
Como os três não são físicos, mas lógicos por natureza, eles podem ser executados em servidores diferentes, tanto em soluções locais quanto em software como serviço (SaaS).
Qual é o principal benefício de uma arquitetura de três camadas?
ele fornece grande liberdade para as equipes de desenvolvimento que podem atualizar ou substituir de forma independente apenas partes específicas do aplicativo sem afetar o produto como um todo.
O aplicativo pode ser ampliado e reduzido com bastante facilidade, separando o aplicativo front-end dos bancos de dados que são selecionados de acordo com as necessidades individuais do cliente.
Novo hardware, como novos servidores, também pode ser adicionado posteriormente para lidar com grandes quantidades de dados ou serviços particularmente exigentes.
Uma arquitetura de três camadas também fornece um maior grau de flexibilidade para empresas que desejam adotar uma nova tecnologia assim que ela se tornar disponível.
Os componentes críticos do aplicativo podem ser encapsulados e retidos enquanto todo o sistema continua evoluindo organicamente.
O ciclo de desenvolvimento ou os tempos de atualização são significativamente aprimorados, garantindo o mínimo de interrupção na experiência do cliente.
Diferentes equipes podem trabalhar em diferentes seções do aplicativo, em vez de na pilha completa de acordo com suas áreas de especialização, melhorando sua eficiência e velocidade.
As três camadas em uma arquitetura de três camadas
Animal de apresentação
Ocupa o nível superior e exibe informações relacionadas aos serviços disponíveis em um site na forma de uma interface gráfica do usuário (GUI).
Ele constitui a camada de front-end do aplicativo e a interface com a qual os usuários finais irão interagir por meio de um aplicativo baseado na web.
Essa camada geralmente é construída em estruturas de desenvolvimento da web, como CSS ou JavaScript, e se comunica com outras camadas enviando resultados para o navegador e outras camadas da rede por meio de chamadas de API.
Camada de aplicativo
Essa camada – também chamada de camada intermediária, camada lógica, lógica de negócios ou camada lógica – é extraída da camada de apresentação.
Ele controla a funcionalidade principal do aplicativo executando processamento detalhado e geralmente é codificado em linguagens de programação, como Python, Java, C ++, .NET, etc.
Camada de dados
Aloja servidores de banco de dados onde as informações são armazenadas e recuperadas.
Os dados nesta camada são mantidos independentes de servidores de aplicativos ou lógica de negócios e são gerenciados e acessados com programas, como MongoDB, Oracle, MySQL e Microsoft SQL Server.