Definição – o que significa Communication Streaming Architecture (CSA)?
A Communication Streaming Architecture (CSA) é uma interface de comunicação desenvolvida pela Intel que conecta o hub do controlador de memória (MCH) no chipset ao controlador de rede. O dispositivo é uma conexão individualizada que não usa o barramento de interconexão de componentes periféricos (PCI) no hub do controlador de entrada / saída (E / S). O CSA descarrega o tráfego de rede do barramento PCI e reduz os gargalos, liberando largura de banda para outros processos de E / S.
O CSA foi usado apenas para o chipset Intel fabricado em 2003. Ele foi descontinuado um ano depois e substituído pelo PCI Express.
Definirtec explica Communication Streaming Architecture (CSA)
Ao contornar o barramento PCI, o CSA reduz drasticamente o número de gargalos, o que pode ser um problema para as arquiteturas PCI. Um gargalo é quando a transmissão de dados é atrasada, prejudicada ou completamente interrompida. O CSA reduz os gargalos ao descarregar o tráfego de rede do barramento PCI, o que libera a largura de banda para outras operações de E / S. Além disso, outros dispositivos como unidades USB ou de disco óptico, como DVD-ROM, que estão conectados ao hub do controlador de E / S (ICH), podem usar largura de banda liberada.
O CSA tinha duas vantagens principais:
- Latências mais baixas: os processos de leitura / gravação de memória tiveram menos atrasos porque os dados foram enviados diretamente da interface de rede para a memória de acesso aleatório (RAM).
- Diminuição no cruzamento de dados: o número de travessias é reduzido pela metade devido ao caminho direto do CSA, reduzindo assim a latência adicional na transmissão da rede.
Por causa de suas taxas de transferência consistentemente altas, o CSA era frequentemente usado com Ethernet gigabit e geralmente era preferido em vez de placas PCI. No entanto, o PCI Express ofereceu taxas de transferência de dados muito mais altas, tornando o CSA obsoleto.