Definição – O que significa Arquitetura escalável de processador (SPARC)?
A Arquitetura Escalável de Processador, melhor conhecida como SPARC, é uma tecnologia de arquitetura de computação de conjunto de instruções reduzido (RISC) para microprocessadores desenvolvida pela Sun Microsystems, que a introduziu em 1987. Geralmente é identificada com o Solaris OS. A arquitetura SPARC foi projetada para otimizar as implementações de 32 e 64 bits.
Definirtec explica a arquitetura escalável do processador (SPARC)
SPARC é uma arquitetura aberta altamente escalonável projetada para oferecer taxas de execução rápidas. A palavra “escalável” em SPARC significa que a pilha de registros pode ser escalada até 512, ou 32 janelas, para minimizar as cargas do processador. Ele também pode ser reduzido para minimizar a interferência e o tempo de troca de contexto. Em algum ponto durante uma chamada de função, a janela passa por 16 registros para baixo na pilha para compartilhar os registros superiores e inferiores entre as funções. A janela é movida novamente para cima, empurrando os registradores locais para o topo ou base da pilha, permitindo que os valores locais sejam mantidos nas chamadas de função.
Desde o seu lançamento, houve várias revisões na arquitetura SPARC. SPARC introduziu muitos novos recursos na versão 8, que inclui a funcionalidade de multiplicação e divisão e um registro de precisão quádrupla de 128 bits.
Além dos próprios Solaris, OpenSolaris e SunOS da Sun, o SPARC foi projetado para suportar outros sistemas operacionais, como NetBSD, OpenBSD e Linux, entre outros.