Definição – O que significa Arquitetura de Integração?
Arquitetura de integração é uma arquitetura de software que facilita a integração de vários componentes de TI. Essa arquitetura muda com os avanços na utilidade de plataforma cruzada e outros paradigmas de desenvolvimento para novos tipos de operações digitais.
Definirtec explica Arquitetura de Integração
Em alguns sentidos, integração significa “quebrar silos” e ajudar diferentes programas de software a se comunicarem. A incorporação de uma aplicação em um contexto mais amplo pode exigir ferramentas especializadas, como interfaces de programação de aplicativos (APIs), feitas especificamente com o propósito de permitir esse tipo de integração. Arquiteturas baseadas em nuvem e outros tipos de novas opções estão se tornando populares para uso em arquiteturas de integração.
Usando ferramentas como APIs, middleware e outros recursos, os engenheiros montam arquiteturas viáveis que integram com sucesso suas muitas partes. Quando aplicado aos negócios, geralmente é chamado de integração de aplicativos corporativos e é feito para dar suporte aos principais objetivos de negócios.
Outra maneira de pensar sobre arquitetura de integração é como o “esqueleto” de um sistema de TI ou, como alguns especialistas chamam, o “encanamento” de um sistema. Existem diferentes métodos, como integração ponto a ponto e diferentes “topologias” de integração que fazem a diferença no design.