Definição – o que significa arquitetura de duas camadas?
Uma arquitetura de duas camadas é uma arquitetura de software na qual uma camada de apresentação ou interface é executada em um cliente e uma camada de dados ou estrutura de dados é armazenada em um servidor. Separar esses dois componentes em locais diferentes representa uma arquitetura de duas camadas, em oposição a uma arquitetura de uma única camada. Outros tipos de arquiteturas multicamadas adicionam camadas adicionais ao design de software distribuído.
Definirtec explica a arquitetura de duas camadas
Os especialistas geralmente contrastam uma arquitetura de duas camadas com uma arquitetura de três camadas, em que um terceiro aplicativo ou camada de negócios é adicionado e age como intermediário entre o cliente ou a camada de apresentação e a camada de dados. Isso pode aumentar o desempenho do sistema e ajudar na escalabilidade. Ele também pode eliminar muitos tipos de problemas com confusão, que podem ser causados pelo acesso de vários usuários em arquiteturas de duas camadas. No entanto, a complexidade avançada da arquitetura de três camadas pode significar mais custo e esforço.
Uma observação adicional sobre a arquitetura de duas camadas é que a palavra “camada” normalmente se refere à divisão das duas camadas de software em duas peças físicas diferentes de hardware. Os programas multicamadas podem ser construídos em uma camada, mas devido às preferências operacionais, muitas arquiteturas de duas camadas usam um computador para a primeira camada e um servidor para a segunda.