Definição – O que significa Enterprise Data Architecture (EDA)?
Arquitetura de dados corporativos (EDA) refere-se a uma coleção de projetos principais projetados para alinhar programas de TI e ativos de informação com a estratégia de negócios. O EDA é usado para orientar a integração, o aprimoramento da qualidade e a entrega de dados bem-sucedida.
O EDA faz parte da arquitetura geral da empresa, que possui vários aspectos integrados, incluindo hardware, aplicativos, processos de negócios, opções de tecnologia, redes e dados.
Definirtec explica Enterprise Data Architecture (EDA)
O modelo EDA é composto por diferentes camadas que fornecem uma base sólida para empreendimentos estratégicos, tais como:
- Uma estratégia de dados que descreve os objetivos do negócio para a melhoria da coleta de dados e uso de dados. Melhorias no processo de negócios
- Decisões sobre o futuro potencial de soluções novas e modificadas
- Iniciativas de armazenamento de dados, integração e relatórios
A arquitetura de dados corporativos é explicada principalmente por modelos em quatro níveis diferentes:
- Modelo de dados de alto nível (HLDM): Constitui uma coleção de HLDMs que descrevem dados de negócios através de um ponto de vista conceitual independente de qualquer realização atual por sistemas reais. O HLDM consiste em um modelo de classe UML padrão dos itens de dados primários e seus relacionamentos; um superconjunto de recursos de negócios, como semântica, restrições universais e sintaxe.
- Visão geral da realização: Descreve as relações entre os objetos de dados vitais reais dos sistemas atuais ou planejados e as unidades conceituais do HLDM. Isso mostra a maneira como as unidades conceituais são realizadas por unidades reais.
- Modelos de origem e de consumo: Demonstra as correlações entre várias realizações dos mesmos itens de dados, diversos guardiões organizacionais dos elementos de dados e a maneira como as modificações circulam em diferentes sistemas.
- Modelos de transporte e transformação: Explica a forma como os dados nos sistemas de implementação mudam quando movidos entre sistemas. Eles incluem estrutura de atributo e classe física de interfaces do sistema. Este modelo também descreve a realização do HLDM dentro dos mecanismos de interface, incluindo um backbone ou um hub de integração de aplicativos corporativos (EAI).
As vantagens da EDA são as seguintes:
- Ajuda a compreender melhor os dados
- É um fator vital para o desenvolvimento e implementação de governança que apóia uma estratégia de dados
- Orienta os desenvolvimentos em sistemas, como relatórios comuns, integração de aplicativos corporativos (EAI) e iniciativas de armazenamento de dados.