Definição – o que significa arquitetura de banco de dados relacional distribuído (DRDA)?
A arquitetura de banco de dados relacional distribuída (DRDA) é um conjunto de protocolos que permite que vários sistemas de banco de dados e programas aplicativos trabalhem juntos. Qualquer combinação de produtos de gerenciamento de banco de dados relacional que usa DRDA pode ser conectada para formar um sistema de gerenciamento de banco de dados distribuído.
Definirtec explica Distributed Relational Database Architecture (DRDA)
DRDA é um padrão de interoperabilidade de banco de dados de um consórcio da indústria chamado The Open Group. Ele descreve a arquitetura para dados distribuídos e define as regras para acessar dados distribuídos. Foi inicialmente usado no DB2 2.3.
O DRDA tem os seguintes componentes:
- Solicitante de aplicativos: aceita solicitações SQL de aplicativos e os envia aos servidores de aplicativos apropriados para processamento. Os programas de aplicativos podem acessar dados remotos usando esta função.
- Servidor de aplicativos: recebe solicitações de solicitantes de aplicativos e os processa. O servidor de aplicativos atua nas partes das solicitações que podem ser processadas e encaminha o restante aos servidores de banco de dados para processamento posterior.
- Servidor de banco de dados: recebe solicitações do servidor de aplicativos e de outros servidores de banco de dados. Esse servidor também oferece suporte a solicitações distribuídas e encaminha partes da solicitação ao servidor de banco de dados para atender à solicitação.