Definição – O que significa Common Object Request Broker Architecture (CORBA)?
A Common Object Request Broker Architecture (CORBA) é uma especificação desenvolvida pelo Object Management Group (OMG). CORBA descreve um mecanismo de mensagem pelo qual os objetos distribuídos em uma rede podem se comunicar uns com os outros, independentemente da plataforma e da linguagem usada para desenvolver esses objetos.
Existem dois tipos básicos de objetos no CORBA. O objeto que inclui alguma funcionalidade e pode ser usado por outros objetos é chamado de provedor de serviços. O objeto que requer os serviços de outros objetos é denominado cliente. O objeto provedor de serviços e o objeto cliente comunicam-se independentemente da linguagem de programação usada para projetá-los e do sistema operacional no qual são executados. Cada provedor de serviços define uma interface, que fornece uma descrição dos serviços prestados pelo cliente.
Definirtec explica Common Object Request Broker Architecture (CORBA)
O CORBA permite que partes separadas de software, escritas em diferentes idiomas e rodando em diferentes computadores, funcionem entre si como um único aplicativo ou conjunto de serviços. Mais especificamente, CORBA é um mecanismo em software para normalizar a semântica de chamada de método entre objetos de aplicativos que residem no mesmo espaço de endereço (aplicativo) ou espaço de endereço remoto (mesmo host ou host remoto em uma rede).
Os aplicativos CORBA são compostos de objetos que combinam dados e funções que representam algo no mundo real. Cada objeto possui várias instâncias e cada instância está associada a uma solicitação de cliente específica. Por exemplo, um objeto de caixa de banco possui várias instâncias, cada uma das quais é específica para um cliente individual. Cada objeto indica todos os serviços que fornece, a entrada essencial para cada serviço e a saída de um serviço, se houver, na forma de um arquivo em uma linguagem conhecida como Interface Definition Language (IDL). O objeto cliente que está procurando acessar uma operação específica no objeto usa o arquivo IDL para ver os serviços disponíveis e empacotar os argumentos de forma apropriada.
A especificação CORBA determina que haverá um Object Request Broker (ORB) por meio do qual um aplicativo interage com outros objetos. Na prática, o aplicativo simplesmente inicializa o ORB e acessa um adaptador de objeto interno, que mantém itens como contagem de referência, políticas de instanciação de objeto (e referência) e políticas de duração do objeto. O adaptador de objeto é usado para registrar instâncias das classes de código geradas. As classes de código geradas são o resultado da compilação do código IDL do usuário, que traduz a definição da interface de alto nível em uma base de classe específica do sistema operacional e da linguagem a ser aplicada pelo aplicativo do usuário. Esta etapa é necessária para aplicar a semântica CORBA e fornecer um processo de usuário limpo para fazer a interface com a infraestrutura CORBA.