Definição – o que significa armazenamento unificado?
O armazenamento unificado é um sistema que pode acomodar acesso duplo tanto ao armazenamento baseado em arquivo quanto ao armazenamento baseado em bloco, geralmente por meio de um método ou interface comum. O uso real do termo armazenamento unificado varia e seu significado exato é debatido em certos mercados de TI. Os sistemas de armazenamento unificado também podem incluir armazenamento baseado em objeto ou outros recursos.
O armazenamento unificado também é conhecido como armazenamento unificado de rede
Definirtec explica o armazenamento unificado
Geralmente, os sistemas de armazenamento unificado devem oferecer suporte a diferentes tipos de armazenamento, incluindo redes de área de armazenamento (SANs), canal de fibra e armazenamento de Internet Small Computer System Interface (iSCSI). O sistema de armazenamento unificado também deve acomodar métodos de armazenamento baseados em arquivos, como cenários de armazenamento conectado à rede. O armazenamento unificado às vezes é fornecido junto com os serviços em nuvem para permitir maior segurança dos dados.
Os especialistas apontam que aqueles que procuram soluções de armazenamento unificado precisam ter cuidado e fazer perguntas específicas sobre a arquitetura de tal produto ou serviço. Isso inclui questões de versatilidade, em que sistemas de armazenamento verdadeiramente unificados podem acomodar a mudança de um tipo de armazenamento para outro. Também significa analisar quaisquer conflitos potenciais que tenham a ver com métodos de cache de dados, alocação de memória ou qualquer outro problema em que a combinação de armazenamento baseado em bloco e em arquivo pode sobrecarregar sistemas não configurados para lidar com esse tipo de uso dinâmico.