Definição – o que significa armazenamento não volátil (NVS)?
Armazenamento não volátil (NVS) refere-se a uma memória de computador que é capaz de manter os dados salvos mesmo se não houver energia e não requer atualizações periódicas de seus dados de memória. O armazenamento não volátil é comumente útil para armazenamento secundário ou armazenamento consistente de longo prazo.
O armazenamento não volátil também é conhecido como memória não volátil.
A Definirtec explica o armazenamento não volátil (NVS)
Quase todos os tipos de armazenamento não volátil têm limitações que os tornam impróprios para uso como armazenamento primário. Normalmente, o armazenamento não volátil é mais caro ou oferece baixo desempenho quando comparado com a memória de acesso aleatório volátil (RAM). O tipo de armazenamento primário mais comumente usado é a forma volátil de RAM, o que significa que, se o computador for desligado, qualquer coisa salva na RAM será apagada.
Diversas organizações estão empenhadas no desenvolvimento de modelos de armazenamento não volátil com a mesma velocidade e recursos da RAM volátil. Essas tecnologias não apenas economizam energia, mas também permitem que os computadores sejam ligados e desligados muito rapidamente, evitando a demorada rotina de inicialização e desligamento.
O armazenamento de dados não voláteis pode ser classificado em dois tipos:
- Sistemas Endereçados Mecanicamente: Inclui discos ópticos, discos rígidos, memória holográfica, fitas magnéticas, etc.
- Sistemas endereçados eletricamente (memória somente leitura): são mais caros, porém mais rápidos do que os sistemas endereçados mecanicamente, que são acessíveis, mas lentos.
O armazenamento não volátil é muito popular em mídia digital e é amplamente usado em chips de memória para dispositivos de memória USB e câmeras digitais.