Definição – o que significa armazenamento local HTML5?
O armazenamento local HTML5 é um componente da interface de programação de aplicativos de armazenamento da Web. É um método pelo qual as páginas da Web armazenam localmente pares de chave / valor nomeados dentro do navegador da Web de um cliente. Semelhante aos cookies, esses dados salvos existem – mesmo quando você fecha uma guia do navegador, sai de um site atual, sai de uma guia do navegador ou fecha o navegador principal. Ao contrário dos cookies, esses dados não são transportados para o servidor Web remoto, a menos que sejam enviados manualmente. Como o armazenamento local HTML5 é nativamente integrado aos navegadores da Web, ele está disponível sem plug-ins de navegador de terceiros. Ele é descrito nas especificações do HTML5.
O armazenamento local é usado principalmente para armazenar e recuperar dados em páginas HTML do mesmo domínio. Mesmo depois de reiniciar um navegador, os dados podem ser recuperados de todas as janelas no mesmo domínio. Esse tipo de armazenamento oferece inúmeras opções para aplicativos da web.
Navegadores, como Firefox 3.5+, Internet Explorer 8.0+, Chrome 4.0+, Safari 4.0+, Mobile Safari (iPhone / iPad), Opera 10.5+ e Android 2.0+ suportam armazenamento local HTML5.
Definirtec explica o armazenamento local HTML5
O armazenamento local HTML5 é estruturado em pares de chave / valor nomeados, ao contrário de outros bancos de dados que fazem uso de aplicativos intensivos em SQL. Os dados são armazenados com base em uma chave nomeada. Depois disso, os dados podem ser recuperados usando a mesma chave. A chave nomeada está em um formato de string. Os dados podem ser de qualquer tipo suportado por JavaScript, como booleanos, strings, floats ou inteiros. Mesmo assim, os dados geralmente são salvos como uma string. Se os usuários armazenam e recuperam qualquer coisa que não seja strings, eles devem fazer uso de funções, como parseFloat () ou parseInt (), para forçar os dados recuperados ao tipo de dados JavaScript esperado.
A partir do código JavaScript, o armazenamento local HTML5 pode ser acessado por meio de um objeto localStorage no objeto janela global. O objeto localStorage armazena os dados sem nenhuma data de expiração. Os dados não são apagados, mesmo após o fechamento do navegador, e podem ser acessados a qualquer momento. Por serem do lado do cliente, os dados armazenados são baseados no navegador usado.