Definição – o que significa armazenamento em hiperescala?
O armazenamento em hiperescala é um mecanismo de armazenamento de classe corporativa com a capacidade de se expandir massivamente em uma estrutura definida por software, gerenciada e controlada de forma eficiente. Ele permite a construção de instalações de armazenamento projetadas para gerenciar e armazenar petabytes (PB) ou até maiores quantidades de dados.
Definirtec explica o armazenamento em hiperescala
O armazenamento em hiperescala normalmente é implementado em ambientes que exigem mídia de armazenamento que pode ser dimensionada de forma flexível em tempo de execução ou sob demanda para uma capacidade virtualmente indefinida. Geralmente, o armazenamento em hiperescala é uma progressão do armazenamento corporativo convencional, que normalmente era limitado a apenas terabytes de dados. O objetivo principal do armazenamento em hiperescala é provisionar um enorme pool de armazenamento bruto, que é total ou principalmente gerenciado usando um software de gerenciamento de armazenamento específico.
O armazenamento em hiperescala é geralmente implementado em ambientes de TI com grandes requisitos de dados, como repositórios de big data, infraestruturas de computação em nuvem, redes de mídia social, agências governamentais e Internet.