Definição – o que significa armazenamento em bloco?
O armazenamento em bloco é uma categoria de armazenamento de dados usada principalmente em ambientes de rede de área de armazenamento (SAN), onde os dados são salvos em grandes volumes conhecidos como blocos. Cada bloco no armazenamento em bloco é configurado por um administrador de armazenamento e atua como um disco rígido individual. Os blocos são controlados com a ajuda de sistemas operacionais baseados em servidor. Os blocos podem ser acessados por Fibre Channel ou Fibre Channel sobre protocolos Ethernet.
Definirtec explica o armazenamento em bloco
No armazenamento em bloco, os volumes de armazenamento bruto são criados no dispositivo. Com a ajuda de um sistema baseado em servidor, os volumes são conectados e cada um deles é tratado como discos rígidos individuais. Isso é o oposto do armazenamento em nível de arquivo, no qual as unidades de armazenamento são configuradas com um protocolo de armazenamento como Server Message Clock, Common Internet File System ou Network File System. Um dos recursos mais importantes do armazenamento em bloco é que qualquer tipo de sistema de arquivos pode ser colocado no armazenamento em nível de bloco. Os casos de uso de armazenamento em bloco incluem volumes do sistema de arquivos da máquina virtual e armazenamento de banco de dados estruturado.
Existem algumas vantagens associadas ao armazenamento em bloco. Como os blocos podem atuar como discos rígidos individuais, o armazenamento em bloco funciona bem para armazenar uma ampla variedade de aplicativos, como os relacionados a bancos de dados e sistemas de arquivos. Outro ponto sobre o armazenamento em bloco é que ele pode oferecer a inicialização de sistemas que estão conectados a eles. Na verdade, o transporte de armazenamento em nível de bloco é mais confiável, mais eficiente, mais flexível, mais versátil e oferece melhor desempenho do que o armazenamento de arquivos.
No entanto, existem algumas desvantagens associadas ao armazenamento em bloco. Os dispositivos de armazenamento em bloco são geralmente mais caros e complexos do que o armazenamento de arquivos. Como nenhum metadado adicional do lado do armazenamento é fornecido com um determinado bloco no armazenamento em bloco, o desempenho se degrada em sistemas distribuídos geograficamente.