Definição – o que significa armazenamento de objeto?
O armazenamento de objetos é uma forma de estruturar os dados armazenados de forma que sejam caracterizados como objetos que podem ser manipulados de diferentes maneiras por hardware e sistemas de armazenamento em rede. Uma diferença importante entre os sistemas de arquivos e objetos é que, nos sistemas de armazenamento de objetos, os objetos não estão em uma hierarquia de pastas de arquivos. Alguns descrevem objetos como uma série de depósitos que podem ser entregues por meio de vários nós de armazenamento ou zonas. Nesse sistema de localização, os metadados são armazenados com o objeto. Pode ajudar pensar em cada objeto como um único bloco ou bloco de dados que não é armazenado dentro de um projeto de árvore como nos sistemas de pasta de arquivos mais tradicionais, mas em vez disso tem um rótulo anexado que mostra o que está dentro.
Definirtec explica o armazenamento de objetos
Como arquivos tradicionais, os objetos podem ter significantes específicos anexados a eles para ajudar um sistema a entender o que eles contêm. Essas informações, geralmente chamadas de metadados, permitem que o sistema trate cada objeto de dados de maneira mais competente. Construir este tipo de versatilidade em sistemas pode ajudar os gerentes de rede:
- Rastrear a geração de objetos de dados
- Entenda como as informações fluem por meio de um pipeline de IP ou rede
- Monitore a conversão de documentos e outras formas de tratamento de dados
- Lide com o descarte de dados quando os dados não forem mais necessários
Os modelos de armazenamento de objetos também são úteis para os novos procedimentos de tratamento de dados vinculados a sistemas redundantes e tolerantes a falhas. Por exemplo, muitos sistemas usam um sistema RAID para gravar partes de arquivos em uma variedade de unidades ou locais de armazenamento. Novas tecnologias permitem o particionamento de uma unidade física em várias áreas de armazenamento. Quando os modelos de armazenamento de objeto são compatíveis, isso pode permitir um uso muito mais versátil de blocos de dados que podem ser facilmente armazenados em backup, avaliados e recuperados sob demanda. O armazenamento de objetos também é muito útil nos novos sistemas de arquivos distribuídos que suportam os enormes centros de dados construídos em todo o mundo por agências governamentais e grandes empresas privadas.