Definição – O que significa Direct Attached Storage (DAS)?
O Direct Attached Storage (DAS) é um dispositivo de armazenamento digital dedicado conectado diretamente a um servidor ou PC por meio de um cabo. Advanced Technology Attachment (ATA), Serial Advanced Technology Attachment (SATA), eSATA, Small Computer System Interface (SCSI), Serial Attached SCSI (SAS) e Fibre Channel são os principais protocolos usados para conexões DAS.
O princípio DAS é fundamentalmente direto. Os sistemas DAS tornaram-se mais predominantes devido aos crescentes requisitos para soluções de armazenamento de TI eficientes. A diferença entre DAS e Network Attached Storage (NAS) é que um dispositivo DAS se conecta diretamente a um servidor sem uma conexão de rede.
O DAS cria ilhas de dados, porque os dados não podem ser compartilhados com outros servidores.
Definirtec explica Direct Attached Storage (DAS)
Um dispositivo DAS típico pode ser uma unidade de disco rígido interna ou externa. Dependendo da criticidade dos dados, as unidades de disco podem ser protegidas com diferentes níveis de Redundant Array of Independent (ou Barato) Disks (RAID). Os sistemas DAS modernos incluem controladores de matriz de disco integrados com funcionalidades avançadas.
As vantagens do DAS incluem:
- Alta disponibilidade.
- Alta taxa de acesso devido à ausência de Storage Area Network (SAN).
- Eliminação de complicações de configuração de rede.
- Expansão da capacidade de armazenamento.
- Segurança de dados e tolerância a falhas.
As desvantagens do DAS incluem:
- Dados não acessíveis a diversos grupos de usuários.
- Permite apenas um usuário por vez.
- Custos administrativos elevados.