Definição – o que significa armazenamento?
Armazenamento é um processo pelo qual os dados digitais são salvos em um dispositivo de armazenamento de dados por meio de tecnologia de computação. Armazenamento é um mecanismo que permite a um computador reter dados, temporária ou permanentemente.
Dispositivos de armazenamento como drives flash e discos rígidos são um componente fundamental da maioria dos dispositivos digitais, pois permitem aos usuários preservar todos os tipos de informações, como vídeos, documentos, imagens e dados brutos.
O armazenamento também pode ser referido como armazenamento de dados de computador ou armazenamento eletrônico de dados.
Definirtec explica armazenamento
O armazenamento está entre os principais componentes de um sistema de computador e pode ser classificado em várias formas, embora haja dois tipos principais:
-
Armazenamento volátil (memória): Requer um fornecimento contínuo de eletricidade para armazenar / reter dados. Ele atua como o armazenamento primário de um computador para armazenar dados temporariamente e lidar com cargas de trabalho de aplicativos. Exemplos de armazenamento não volátil incluem memória cache e memória de acesso aleatório (RAM).
-
Armazenamento não volátil: Um tipo de mecanismo de armazenamento que retém os dados digitais mesmo se estiver desligado ou sem energia elétrica. Isso geralmente é referido como um mecanismo de armazenamento secundário e é usado para armazenamento de dados permanente que requer operações de E / S. Exemplos de armazenamento volátil incluem um disco rígido, armazenamento USB e mídia óptica.
Armazenamento costuma ser confundido com memória, embora na computação os dois termos tenham significados diferentes. Memória refere-se à localização de curto prazo de dados temporários (veja armazenamento volátil acima), enquanto os dispositivos de armazenamento, de fato, armazenam dados em uma base de longo prazo para uso e acesso posteriores. Enquanto a memória é apagada toda vez que um computador é desligado, os dados armazenados são salvos e permanecem intactos até que sejam excluídos manualmente. O armazenamento primário ou volátil tende a ser muito mais rápido do que o armazenamento secundário devido à sua proximidade com o processador, mas também é comparativamente menor. O armazenamento secundário pode conter e lidar com tamanhos de dados significativamente maiores e mantê-lo inativo até que seja necessário novamente.
Os dispositivos de armazenamento incluem uma ampla gama de diferentes unidades magnéticas, ópticas, flash e virtuais. Eles podem ser internos (se fizerem parte do hardware do computador), externos (se forem instalados fora do computador) ou removíveis (se puderem ser conectados e removidos sem abrir o computador). O armazenamento também inclui muitas formas de dispositivos de armazenamento virtuais e online, como nuvem para permitir que os usuários acessem seus dados de vários dispositivos.
Dispositivos de armazenamento comuns que estão em uso ou foram usados no passado incluem:
- Discos rígidos.
- Pen drives.
- Disquetes flexíveis.
- Unidades de fita.
- Discos de CD-ROM.
- Discos Blu-ray.
- Cartões de memória.
- Cloud drives.
Depois que um comando de software é emitido pelo usuário, os dados digitais são armazenados dentro do dispositivo apropriado. O tamanho dos dados é medido em bits (a menor unidade de medida da memória do computador), com dispositivos de armazenamento maiores sendo capazes de armazenar mais dados.
As capacidades de armazenamento aumentaram significativamente nas últimas décadas, saltando dos antigos discos de 5.25 polegadas da década de 1980, que armazenavam 360 kilobytes, para os discos rígidos modernos, que podem armazenar vários terabytes.