Definição – o que significa aritmética modular?
Em matemática, a aritmética modular é uma categoria especial da aritmética que usa apenas números inteiros. Em outras palavras, a aritmética modular é a aritmética da congruência. A aritmética modular é algumas vezes conhecida como aritmética do relógio, pois um dos usos mais familiares da aritmética modular é no relógio de 12 horas, que tem o período dividido em duas metades iguais.
Definirtec explica aritmética modular
Em seu livro “Disquistiones Arithmeticae”, lançado em 1801, Carl Friedrich Gauss apresentou a abordagem moderna da aritmética modular. De acordo com a matemática, a aritmética modular é considerada como a aritmética de quaisquer imagens homomórficas não triviais do anel de inteiros. Na aritmética modular, os numerais que são tratados são apenas inteiros e as operações que são usadas são apenas adição, subtração, multiplicação e divisão. Na aritmética modular, os números se enrolam ou se arredondam ao atingir um determinado valor, fazendo uso do módulo. Nessa forma de aritmética, os restos são considerados. A aritmética modular geralmente está associada a números primos. Dois números são considerados equivalentes se os restos de ambos os números divididos por um número único é igual.
Por exemplo, se a hora for 10:00 e quatro horas forem adicionadas, a resposta correta será 2:00 em vez de 14:00, pois o relógio termina às 12:00.
A aritmética modular é amplamente usada em computação de data, computação de tempo e computação discreta.