Aranha

Definição – o que Spider significa?

No contexto da Internet, um spider é um software especializado projetado para rastrear e navegar sistematicamente na World Wide Web, geralmente com o objetivo de indexar páginas da Web a fim de fornecê-las como resultados de pesquisa para consultas de pesquisa do usuário. O mais famoso desses spiders é o Googlebot, o principal rastreador do Google, que ajuda a garantir que resultados relevantes sejam retornados para consultas de pesquisa.

Os spiders também são conhecidos como rastreadores da Web, bots de pesquisa ou simplesmente bots.

Definirtec explica Spider

Uma aranha é essencialmente um programa usado para coletar informações da World Wide Web. Ele rasteja pelas páginas de sites extraindo informações e indexando-as para uso posterior, geralmente para resultados de mecanismos de pesquisa. O spider visita sites e suas páginas por meio de vários links de e para as páginas, portanto, uma página sem um único link será difícil de indexar e pode ter uma classificação muito baixa na página de resultados de pesquisa. E se houver muitos links apontando para uma página, isso significa que a página é popular e apareceria em uma posição superior nos resultados da pesquisa.

Etapas envolvidas no rastreamento da Web:

  • O spider encontra um site e começa a rastrear suas páginas.
  • A aranha indexa as palavras e o conteúdo do site.
  • A aranha visita os links encontrados no site.

Spiders ou webcrawlers são apenas programas e, como tal, seguem regras sistemáticas estabelecidas pelos programadores. Os proprietários de sites também podem entrar nisso, dizendo ao spider quais partes do site indexar e quais não devem. Isso é feito criando um arquivo “robots.txt” que contém instruções para o spider sobre quais partes indexar e links seguir e quais deve ser ignorado. Os spiders mais significativos que existem são aqueles pertencentes aos principais motores de busca, como Google, Bing e Yahoo, e aqueles destinados à mineração de dados e pesquisa, mas também existem alguns spiders maliciosos escritos para encontrar e coletar e-mails para o usuário vender para publicidade empresas ou para encontrar vulnerabilidades na segurança da web.