Definição – o que significa aplicativo móvel nativo?
Um aplicativo móvel nativo é um aplicativo de smartphone codificado em uma linguagem de programação específica, como Objective C para iOS ou Java para sistemas operacionais Android. Os aplicativos móveis nativos fornecem desempenho rápido e um alto grau de confiabilidade. Eles também têm acesso a vários dispositivos do telefone, como sua câmera e catálogo de endereços. Além disso, os usuários podem usar alguns aplicativos sem uma conexão com a Internet. No entanto, esse tipo de aplicativo é caro para desenvolver porque está vinculado a um tipo de sistema operacional, forçando a empresa que cria o aplicativo a fazer versões duplicadas que funcionam em outras plataformas.
A maioria dos videogames para dispositivos móveis são aplicativos móveis nativos.
Definirtec explica Native Mobile App
As empresas que buscam se promover no mercado de smartphones têm outras opções além dos aplicativos móveis nativos:
- Aplicativo híbrido: esse tipo de aplicativo é compatível com várias plataformas, mas ainda pode acessar o hardware de um telefone. É desenvolvido em plataformas como Sencha, PhoneGap e Mosync.
- Aplicativo da Web dedicado: um site personalizado para funcionar em um dispositivo móvel. Eles são personalizados para uma plataforma específica e não funcionam em outros smartphones ou feature phones.
- Aplicativo móvel genérico: um site móvel que funciona com todos os telefones celulares.
Nos estágios iniciais do mercado de smartphones, a maioria dos aplicativos foi adaptada para o iPhone. No entanto, como a participação no mercado de telefones Android cresceu, a necessidade de funcionalidade entre plataformas tornou-se um problema muito maior.