Definição – o que significa aplicativo móvel (aplicativo móvel)?
Um aplicativo móvel, mais comumente referido como um aplicativo, é um tipo de software de aplicativo projetado para ser executado em um dispositivo móvel, como um smartphone ou tablet. Os aplicativos móveis freqüentemente servem para fornecer aos usuários serviços semelhantes aos acessados em PCs. Os aplicativos geralmente são unidades de software pequenas e individuais com funções limitadas. Esse uso de software de aplicativo foi originalmente popularizado pela Apple Inc. e sua App Store, que oferece milhares de aplicativos para iPhone, iPad e iPod Touch.
Um aplicativo móvel também pode ser conhecido como aplicativo, aplicativo da web, aplicativo online, aplicativo para iPhone ou aplicativo para smartphone.
Definirtec explica aplicativo móvel (aplicativo móvel)
Os aplicativos móveis estão se afastando dos sistemas de software integrados geralmente encontrados em PCs. Em vez disso, cada aplicativo fornece funcionalidade limitada e isolada, como um jogo, calculadora ou navegação na web móvel. Embora os aplicativos possam ter evitado a multitarefa devido aos recursos limitados de hardware dos primeiros dispositivos móveis, sua especificidade agora faz parte de seu desejo, porque permitem que os consumidores escolham o que seus dispositivos são capazes de fazer.
Os aplicativos móveis mais simples pegam os aplicativos baseados em PC e os transportam para um dispositivo móvel. À medida que os aplicativos móveis se tornam mais robustos, essa técnica está faltando um pouco. Uma abordagem mais sofisticada envolve o desenvolvimento específico para o ambiente móvel, aproveitando suas limitações e vantagens. Por exemplo, aplicativos que usam recursos baseados em localização são inerentemente construídos a partir do zero, visando a mobilidade, uma vez que o usuário não está preso a um local, como no PC.
Os aplicativos são divididos em duas grandes categorias: aplicativos nativos e aplicativos da web. Os aplicativos nativos são desenvolvidos para um sistema operacional móvel específico, geralmente iOS ou Android. Os aplicativos nativos desfrutam de melhor desempenho e de uma interface de usuário (IU) mais ajustada e, normalmente, precisam passar por um processo de desenvolvimento e garantia de qualidade muito mais rigoroso antes de serem lançados.
Os aplicativos da Web são usados em HTML5 ou CSS e requerem memória mínima do dispositivo, pois são executados por meio de um navegador. O usuário é redirecionado para uma página da web específica, e todas as informações são salvas em um banco de dados baseado no servidor. Os aplicativos da Web requerem uma conexão estável para serem usados.
Existem vários tipos de aplicativos disponíveis atualmente.
- Aplicativos de jogos: O equivalente a videogames de computador, eles estão entre os tipos de aplicativos mais populares. Eles respondem por um terço de todos os downloads de aplicativos e três quartos de todos os gastos do consumidor.
- Aplicativos de produtividade: Eles se concentram em melhorar a eficiência dos negócios, facilitando várias tarefas, como enviar e-mails, acompanhar o andamento do trabalho, reservar hotéis e muito mais.
- Aplicativos de estilo de vida e entretenimento: Cada vez mais populares, eles abrangem muitos aspectos do estilo de vida pessoal e socialização, como namoro, comunicação nas redes sociais, bem como compartilhar (e assistir) vídeos. Alguns dos aplicativos mais conhecidos, como Netflix, Facebook ou TikTok, se enquadram nessa categoria.
Outros tipos de aplicativos incluem aplicativos de comércio móvel (M-commerce) usados para comprar mercadorias on-line, como Amazon ou eBay, aplicativos de viagens que ajudam o viajante de várias maneiras (reservar passeios e passagens, encontrar seu caminho em mapas e geolocalização, diários de viagem etc. .) e aplicativos utilitários, como aplicativos de saúde e leitores de código de barras.