Definição – o que significa aplicativo legado?
Um aplicativo legado é um aplicativo de software considerado obsoleto ou baseado em tecnologia mais antiga que o padrão atual.
Definirtec explica o aplicativo legado
O termo “tecnologia legada” pode se referir a aplicativos, plataformas, configurações de hardware, linguagens de programação e outras tecnologias que foram substituídas por opções mais recentes. Dito isso, muitas discussões sobre aplicativos e tecnologias legados giram em torno da atualização do que é usado por um usuário final ou cliente corporativo específico.
Os especialistas frequentemente discutem a migração de aplicativos ou sistemas legados, que envolve a migração de dados e ferramentas de tecnologias mais antigas para novas. O grau de dificuldade depende muito de como os sistemas mais antigos e os mais novos foram construídos – se foram construídos com a capacidade de atualizações e migrações fáceis.
Um exemplo de migração de sistema legado – e que impacta a migração de aplicativo legado – é o uso de sistemas operacionais mais novos. À medida que os sistemas operacionais dos dispositivos evoluem rapidamente, as versões mais antigas estão sempre se tornando obsoletas. Os usuários e gerentes de tecnologia precisam se preocupar em como migrar constantemente aplicativos e dados por meio de versões sucessivas de sistemas operacionais. Isso pode ser fácil em alguns aspectos, mas difícil ou quase impossível em outros. A migração pode ser extremamente trabalhosa e pode exigir a transmissão de dados um bit ou elemento de cada vez.
A migração de aplicativos e sistemas legados é extremamente importante no gerenciamento de TI empresarial. As empresas devem avaliar o custo da migração e como fazê-lo de forma eficaz. Eles precisam identificar sistemas legados e avaliar aplicativos legados e tecnologia legada para ver se realmente estão obsoletos ou se podem permanecer no local por um curto prazo. Essa é uma responsabilidade dos planejadores gerais de TI, como diretores de informática e outros envolvidos no planejamento de nível executivo.