Definição – O que significa Aplicativo de Negócios Orientado a Serviços (SOBA)?
Um aplicativo de negócios orientado a serviços (SOBA) é considerado o fruto de uma arquitetura orientada a serviços (SOA). Os SOBAs capacitam as empresas a compor e decompor aplicativos dinamicamente de acordo com seus requisitos de negócios.
SOBAs são relativamente novos e estão em estágio de evolução, embora tenham sido implementados por muitas organizações.
Definirtec explica o aplicativo de negócios orientado a serviços (SOBA)
SOBAs representam o estado final antecipado da visão SOA. SOBAs são aplicativos de negócios que funcionam em um ambiente orientado a serviços para fornecer unidades discretas de desempenho de nível de negócios por meio de contratos de serviço bem definidos. Isso é feito mantendo os serviços autocontidos e encapsulados. Dentro do ambiente SOA, esses serviços podem ser integrados dinamicamente de acordo com os requisitos das organizações.
Muitas empresas estão adotando a utilização de SOBAs em seus SOAs e também em sua estrutura de integração. Os SOBAs irão eventualmente conectar aplicativos de negócios como planejamento de recursos corporativos (ERP), gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM) e gerenciamento da cadeia de suprimentos (SCM) em tempo real.
SOBAs integram e auxiliam serviços da Web, aderindo a padrões, incluindo WSDL e SOAP.
De acordo com Charles Abrams, que cunhou o termo, para que a fusão dos processos de negócios aconteça, os SOBAs são cruciais. Os SOBAs garantem o uso em tempo real de informações estruturadas, o que permite que as empresas se tornem mais competitivas. Além disso, prevê-se que os SOBAs transformarão o ambiente de aplicativos.