Definição – o que significa aplicativos compostos?
Aplicativos compostos são aplicativos construídos a partir de uma combinação de várias funções existentes usando fontes de informações comerciais. Aplicativos compostos são coleções de ativos de software montadas para fornecer capacidade de negócios. Esses ativos geralmente são artefatos implantados de forma independente, permitindo a composição e o aproveitamento de recursos específicos da plataforma.
O uso de um aplicativo composto pode evitar que o usuário alterne entre os aplicativos. Ele fornece acesso imediato a vários aplicativos no mesmo local, com a vantagem adicional de adicionar e remover recursos manualmente. Aplicativos compostos podem ser comparados com mashups. No entanto, os aplicativos compostos usam fontes de informações comerciais, enquanto os mashups usam recursos baseados na Web, em sua maioria gratuitos.
Definirtec explica aplicativos compostos
As quatro camadas de aplicativos compostos são dados, aplicativo, produtividade e apresentação. Um arquiteto de soluções precisa lidar com componentes, uma pilha de composição e especificações de aplicativos compostos. Para escolher uma pilha de composição, um ou mais contêineres devem ser escolhidos de cada camada. Um conjunto de tipos de componentes deve ser implantado nos contêineres. Os componentes são selecionados definindo um repositório de ativos, que deve ser extraído de tipos de componentes com base nas necessidades de negócios. Os métodos de conexão dos ativos também devem ser definidos para fornecer um processo multifuncional. Essas conexões são fracamente acopladas.
Um aplicativo é considerado um aplicativo composto adequado se estiver em conformidade com um projeto arquitetônico padrão e abrigar os seguintes recursos:
- Uma rica experiência do usuário para agregar vários tipos de aplicativos em uma única visão do cliente
- GUI consistente e uniforme
- Autenticação completa e confidencialidade de dados
- Flexibilidade para usar recursos de arquitetura orientada a serviços, como capacidade de reutilização e acoplamento fraco
- Comporte-se como aplicativo exclusivo para aplicativos heterogêneos
- Intercomunicação de componentes
- Reutilização de ativos de computação
- Composição das peças
- Agregue vários aplicativos em uma única visualização do cliente
- Fornece acesso a qualquer hora e em qualquer lugar em um ambiente semiconectado
A infraestrutura de aplicativo composto do cliente é um ambiente de tempo de execução de aplicativo composto necessário para instalar e executar aplicativos especificamente compostos em um ambiente de servidor de portal do Websphere. Os aplicativos compostos também têm uma estrutura especificada. Os trabalhadores da informação constituem o nível mais alto da estrutura. Eles acessam documentos e informações comerciais por meio de portais. Eles também criam documentos durante as atividades de negócios, que são parte de processos de negócios maiores que coordenam as atividades de sistemas e pessoas. As atividades são controladas por meio de regras de negócios específicas do processo, chamando recursos em uma interface de serviço. As regras de negócios são finalmente aplicadas ao conteúdo desses documentos para extrair, transformar e transferir informações para o próximo estágio do processo.
Ativos de aplicativos para composição incluem fluxos de trabalho, documentos, atividades e regras de negócios, esquemas, telas de IU, relatórios, métricas, etc.