Definição – o que significa aplicação de gordura?
Um aplicativo gordo é um aplicativo de software instalado em um computador em rede capaz de funcionar independentemente do servidor central em uma arquitetura cliente-servidor. Em vez de circular pela rede, os recursos são armazenados localmente em discos rígidos e outros aplicativos de software.
Embora ainda exija um pouco de conexão de rede, os aplicativos gordos geralmente são definidos por sua capacidade de executar muitas funções, mesmo sem uma rede ou conexão com a Internet.
Um aplicativo gordo também é conhecido como cliente gordo ou cliente gordo.
Definirtec explica Fat Application
Para todos os efeitos, um cliente gordo é uma espécie de programa autônomo que ocasionalmente precisa se conectar a um servidor para sincronizar dados ou fazer upload e download de instruções. Seu alter ego é o thin client, que depende de uma conexão de rede para a distribuição de recursos. Ele é projetado para ser pequeno, de forma que o trabalho pesado de processamento seja feito no servidor. Como sua capacidade de armazenamento também é limitada, muitos usuários ainda preferem o cliente gordo.
As aplicações de gordura têm as seguintes vantagens:
- Requisitos mais baixos do servidor: Como o cliente gordo faz a maior parte do processamento do aplicativo sozinho, ele não depende principalmente dos servidores para o processamento.
- Trabalhando offline. Os clientes gordos, como mencionado, não exigem uma conexão de rede para funcionar.
- Mais flexibilidade, uso da infraestrutura existente: a maioria dos softwares já foi projetada para conter recursos locais, especialmente para computadores pessoais. Como PCs melhores agora são comuns para usuários finais, eles já foram desenvolvidos para ter a infraestrutura para executar clientes gordos.