Definição – o que significa handshaking?
Na comunicação, o handshaking é o processo automatizado de negociação de configuração de um canal de comunicação entre entidades. O handshaking ocorre antes da transferência de dados ou de qualquer outra comunicação e logo após o estabelecimento do canal físico entre as duas entidades.
O handshaking é útil ao estabelecer a comunicação entre dois dispositivos, pois pode ajudar na verificação da qualidade e velocidade da transmissão e também a autoridade necessária para a mesma.
Definirtec explica o handshaking
Os ruídos feitos por modems dial-up são um exemplo de handshaking, e o ruído gerado faz parte do estabelecimento do handshake.
O handshake pode fornecer as informações ou protocolos necessários para o remetente e o destinatário. Ele permite que o dispositivo receptor saiba como receber os dados de entrada do remetente e, em seguida, produzir os dados recebidos no formato necessário aplicável ao receptor. Ele também fornece as disposições sobre como a comunicação entre os dispositivos deve continuar. Isso é especialmente necessário quando os dispositivos são estranhos um ao outro, como um computador para um modem, servidor, etc.
Os parâmetros envolvidos no handshaking podem ser protocolos de hardware, codificação alfabética, procedimentos de interrupção ou mesmo paridade.