Definição – o que significa dispositivo virtual?
Um dispositivo virtual é um aplicativo de software que reside e opera em uma plataforma ou ambiente virtual pré-configurado. Os dispositivos virtuais são acessados remotamente pelos usuários e não requerem hardware instalado localmente.
Definirtec explica Virtual Appliance
Aplicativos de todos os tamanhos e complexidades podem ser hospedados por meio de infraestruturas remotas. As máquinas virtuais espelham sistemas operacionais de computador normalmente instalados, mas não contêm aplicativos de software. Em outras palavras, um dispositivo virtual é essencialmente um dispositivo de software instalado em uma máquina virtual.
Os dispositivos virtuais têm vários benefícios, principalmente facilidade de implantação. Os usuários não são responsáveis por gerenciar a compatibilidade de hardware e software ou por considerações de sistema operacional, como integração e isolamento no caso de falha do sistema. Os dispositivos virtuais desempenham um papel significativo no modelo de software como serviço (SaaS) da computação em nuvem, em que o acesso remoto ao software é fornecido por meio de um navegador da web.