Definição – O que significa Antena Terrestre?
Uma antena plana é uma forma de antena dipolo projetada para funcionar com uma linha de alimentação desequilibrada. Uma antena de plano de terra é mais ou menos a metade do dipolo e montada acima do plano de terra. A facilidade de fabricação e o custo tornam a antena de plano terrestre uma das antenas populares em sistemas de comunicação.
Uma antena de plano de terra também é conhecida como antena monopolo.
Definirtec explica a Antena Terrestre
Uma antena plana é semelhante a uma antena coaxial. A seção inferior da antena consiste em dois ou mais radiais, que são elementos retos. Os radiais medem ¼ do comprimento de onda e são conectados à blindagem do cabo da linha de alimentação ou ao conector externo. O elemento principal usado pode ter qualquer comprimento, mas é organizado para funcionar em torno de uma frequência específica. Esse ajuste na antena é feito com o auxílio de uma bobina sintonizadora. O elemento principal é conectado ao condutor central.
Uma característica da antena de plano de terra é que ela é omnidirecional. O padrão de radiação horizontal tem a forma de um círculo e a antena irradia em todas as direções e em medidas iguais. Porém, no caso de seu padrão de radiação vertical, ele tem um ângulo inferior, ao contrário de uma antena dipolo. Em frequências abaixo ou em torno de 50 MHz, isso dá à antena de plano terrestre uma vantagem de propagação de longo alcance. Para obter uma antena direcional com ganho, um arranjo de duas ou mais antenas verticais de plano de terra pode ajudar. No entanto, a antena do plano terrestre tem uma largura de banda estreita.