Definição – o que significa antena dipolo?
Uma antena dipolo é o tipo mais simples de antena de rádio, consistindo de um fio-máquina condutivo com metade do comprimento de onda máximo que a antena deve gerar. Este fio-máquina é dividido ao meio e as duas seções são separadas por um isolador. Cada haste é conectada a um cabo coaxial na extremidade mais próxima do meio da antena.
As tensões de radiofrequência são aplicadas às antenas dipolo no centro, entre os dois condutores. Eles são usados sozinhos como antenas, especialmente em antenas de televisão em formato de orelha de coelho e como elementos acionados em outros tipos de antenas.
Dipolo significa “dois pólos”.
Definirtec explica Dipole Antenna
O dipolo oferece o melhor desempenho se estiver a mais da metade do comprimento de onda acima do solo, da superfície de um corpo d’água ou de um meio condutor horizontal, como uma cobertura de chapa de metal. O elemento também deve estar a um determinado comprimento de onda de obstruções condutoras de eletricidade, como torres de suporte, cabos de energia e outras antenas.
As antenas dipolo são orientadas verticalmente, horizontalmente ou em inclinações. A polarização dos campos eletromagnéticos irradiados por antenas de transmissão dipolo correspondem à orientação do elemento. A corrente de radiofrequência (RF) em dipolos é máxima nos centros do dipolo e mínima nas extremidades do elemento e vice-versa para tensões de RF.
As antenas dipolo foram inventadas em 1886 por um físico alemão chamado Heinrich Hertz. Essas antenas também são chamadas de dupleto e constituem o elemento principal de irradiação e recepção de RF em diferentes tipos sofisticados de antenas. As antenas dipolo são balanceadas por serem bilateralmente simétricas e são alimentadas por linhas de transmissão de RF de fio paralelo balanceadas.
Existem três tipos de dipolos:
- Dipolo de meio comprimento de onda ideal
- Dipolo dobrado
- Dipolo hertziano