Definição – o que significa anonimato?
Anonimização de dados é o processo de destruir rastros, ou a trilha eletrônica, dos dados que levariam um intruso às suas origens. Uma trilha eletrônica é a informação que é deixada para trás quando alguém envia dados pela rede. Os especialistas forenses podem acompanhar os dados para descobrir quem os enviou. Isso geralmente é feito em casos criminais, mas às vezes as empresas minam a privacidade do usuário para rastrear seus dados. As empresas usam mineração de dados e rastreamento de localização para exibir informações pessoais, como endereços para atrair mais anúncios ou por outros motivos. Isso pode ser uma preocupação para pessoas que valorizam sua privacidade e é um bom caso para o uso de técnicas de anonimato de dados.
Definirtec explica anonimato
Se alguém enviar um arquivo, pode haver informações no arquivo que deixam um rastro para o remetente. As informações do remetente podem ser rastreadas a partir dos dados registrados após o envio do arquivo. No entanto, uma vez que o arquivo é anonimizado, os dados associados ao envio não podem ser rastreados até o remetente, pelo menos em teoria.
A anonimização de dados é uma técnica que não remove o layout do campo original (posição, tamanho e tipo de dados) dos dados que estão sendo anônimos, de modo que os dados ainda parecerão realistas em ambientes de dados de teste.
Um aspecto do anonimato que pode preocupar os indivíduos que valorizam sua privacidade é que o processo pode ser revertido. Muitas técnicas atuais associadas ao anonimato podem ser contornadas, pois há maneiras de revelar informações de identificação pessoal (PII) retiradas de conjuntos de dados. Uma maneira pela qual essas informações podem ser reveladas é com referência cruzada a quaisquer conjuntos de registros ainda visíveis. Isso é chamado de anonimato.
Esta definição foi escrita no contexto de Dados