Definição – o que significa Clay Animation?
A animação em argila é uma das primeiras formas de animação em vídeo que ainda é popular hoje. Consiste em usar peças de argila como personagens e objetos de fundo na animação de vídeo e movê-las ou “deformá-las” entre os quadros para criar movimento de vídeo contínuo.
A animação em argila também é conhecida como massinha.
Definirtec explica Clay Animation
Antes do surgimento de tecnologias avançadas de animação por computador, claymation e modelos de animação física relacionados eram o padrão para animação física ou animação 3D. Desenhos de desenhos animados eram frequentemente usados para animação 2D. Esta indústria de animação física prosperou ao longo das décadas de 1970 e 1980 e na década de 1990 como o modelo dominante até o surgimento de imagens geradas por computador (CGI) e animação virtual.
A animação de argila tem muitos benefícios. Ele preserva uma aparência única e autêntica para a animação física. Também pode ser feito com recursos limitados. No entanto, uma de suas desvantagens é o processo trabalhoso de reposicionamento de objetos de argila entre molduras. Especialistas do setor estimam que um vídeo de animação de argila de 30 minutos contém milhares de quadros, cada um dos quais requer pequenos ajustes nos modelos físicos de argila.
Embora o CGI e a animação virtual ou digital tenham superado em grande parte a animação física, a animação em argila ainda existe e é usada para alguns tipos de projetos. Por exemplo, estúdios menores sem acesso a ferramentas de animação virtual podem usar animação em argila. Alguns projetos podem usá-lo como uma escolha retro ou artística. Em alguns casos, os designers combinam a animação de argila com ferramentas de animação por computador de alta tecnologia.