Definição – O que significa o Serial Advanced Technology Attachment (SATA)?
Um anexo serial de tecnologia avançada (serial ATA, SATA ou S-ATA) é uma interface de barramento de computador usada para conectar adaptadores de barramento de host com dispositivos de armazenamento em massa, como unidades ópticas e discos rígidos. Essa interface é comumente usada para conectar unidades de disco rígido a um sistema host, como a placa-mãe de um computador. SATA é uma atualização do padrão de sinalização paralela (ATA ou PATA paralela) da década de 1980 usado para eletrônicos de unidade integrados aprimorados (EIDE) e os componentes eletrônicos de unidade integrados anteriores (IDE).
O Serial ATA foi lançado em 2005. Em 2010, ele foi atualizado para usar um cabo de dados com sete condutores compostos de três aterramentos e quatro linhas de dados de dois pares ativos com conectores wafer em cada extremidade.
A Definirtec explica o Serial Advanced Technology Attachment (SATA)
SATA oferece várias vantagens sobre ATA e PATA. Os recursos mais aprimorados são hot swapping e taxas de transferência de dados mais rápidas. Hot swapping é a capacidade de substituir componentes do sistema do computador sem ter que desligar o sistema. Os sistemas mais antigos tiveram que ser desligados antes de substituir ou instalar os módulos do sistema. A taxa de transferência de dados de 6 Gbps da SATA também é muito mais rápida do que as de ATA e PATA.
A interface padrão para SATA é a interface de controlador de host avançada (AHCI), que inclui recursos inovadores como hot swapping e enfileiramento de comando nativo. Se a placa-mãe ou o chipset não suportar AHCI, o SATA normalmente será executado no modo de emulação IDE, que não oferece suporte a recursos avançados.
SATA também permite o enfileiramento de comando nativo (NCQ). Essa tecnologia tem como objetivo aumentar o desempenho, permitindo que a unidade de disco rígido aumente a ordem em que os comandos de leitura / gravação são implementados. O NCQ permite que vários comandos sejam reprogramados e permite que o host envie mais comandos para a unidade de disco rígido enquanto procura dados para outro comando. O NCQ também permite que o drive transfira dados usando operações de acesso direto à memória sem interferência da CPU.