Definição – o que significa Android?
Android é um sistema operacional (SO) móvel desenvolvido pela primeira vez por uma empresa do Vale do Silício com o nome de Android Inc. Uma colaboração liderada pelo Google em 2007 por meio da Open Handset Alliance (OHA) deu ao Android uma vantagem no fornecimento de um conjunto de software completo, que inclui o sistema operacional principal, middleware e aplicativo ou aplicativo móvel específico.
Definirtec explica Android
Padronizado após o kernel Linux, o Android também foi lançado como código-fonte aberto. O desenvolvimento para Android pode ser feito através do Windows, Linux ou Mac. Embora escrito principalmente em Java, não há Java Development Machine (JDM) na plataforma.
Em vez de permitir que programas Java sejam executados por meio do JDM, o Google desenvolveu o Dalvik, uma máquina virtual especificamente para o Android. Dalvik executa código Java recompilado e lê-o como bytecode Dalvik e foi projetado para otimizar a energia da bateria e manter a funcionalidade em um ambiente com memória e CPU limitados, como telefones celulares, netbooks e tablets.
Um dos pontos de venda do Android é a capacidade de quebrar os limites dos aplicativos. Outra vantagem é que ele é facilmente desenvolvido, sem falar na velocidade de desenvolvimento de aplicativos. Uma grande comunidade de desenvolvedores cria e projeta continuamente aplicativos que aumentam a capacidade dos dispositivos. Esses aplicativos são então disponibilizados em todo o mundo através do Android Market do Google ou outros sites de terceiros.