Definição – O que significa Speech Analytics?
A análise de fala é o processo de extração de conteúdo relevante e vital de um arquivo de áudio gravado. Ele tem a capacidade de identificar, categorizar e fazer referência cruzada de informações importantes sobre o que está sendo dito ou a real substância ou significado do discurso, não apenas palavras individuais. Para tornar isso possível, a análise de fala faz uso de vários tipos de aplicativos de software, como reconhecimento automático de fala e ferramentas de mineração de áudio.
Definirtec explica Speech Analytics
Existem três abordagens principais na análise da fala: fala para texto, reconhecimento direto de frase e fonética.
- Fala para texto: usa bi-gramas ou tri-gramas como unidades básicas na análise de fala e precisa combiná-lo com milhares de palavras. O resultado é um fluxo de palavras que facilita o trabalho e também é preciso.
- Reconhecimento direto de fase: analisa diretamente a fala, procurando frases predefinidas, em vez de convertê-la em texto ou fonemas. Embora este seja o método mais longo, também é o mais preciso, pois nenhuma informação é perdida durante a conversão dos dados.
- Fonética: A forma mais rápida de processamento, já que a unidade básica usada é um fonema. Dado que existem apenas alguns fonemas conhecidos na maioria das línguas, uma longa lista deles é usada, na qual o software faz referências cruzadas para direcionar os fonemas para o mais próximo na lista.