Definição – O que significa Augmented Analytics?
A análise aumentada refere-se a processos de análise aprimorados para o século 21. Refere-se especificamente a análises que são movidas por aprendizado de máquina ou tecnologias semelhantes.
A ideia por trás da análise aumentada é que as empresas e as partes interessadas podem usar aprendizado de máquina, aprendizado profundo e inteligência artificial para melhorar o processo de análise ou adicionar capacidade.
Definirtec explica Augmented Analytics
Uma das principais áreas de capacidade potencializada pela análise aumentada é a “democratização” do tratamento de big data e percepções relacionadas. Em outras palavras, com projetos mais autônomos, usuários com menos experiência em tecnologia podem realizar análises aumentadas e se tornar analistas ou, nas palavras de alguns especialistas, “cientistas de dados do cidadão”.
Os proponentes de uma abordagem de análise aumentada falam sobre um mundo de tecnologia de negócios mais “igualitário”. Há uma espécie de consenso de que, uma vez que os dados estão se tornando o ativo mais importante para as empresas, faz sentido tê-los gerenciados por um maior número de mãos – ter mais pessoas com poderes para usar esses dados para impulsionar os negócios. Os especialistas argumentam que os melhores programadores e engenheiros nem sempre estão ligados ao cerne das metas de negócios, de modo que há uma espécie de desconexão entre habilidade e relevância. Nesse sentido, espera-se que a análise aumentada seja uma virada de jogo nos próximos anos.