Definição – O que significa In-Memory Analytics?
A análise in-memory é uma solução de estrutura de arquitetura corporativa (EA) usada para aprimorar os relatórios de inteligência de negócios (BI), consultando dados da memória do sistema (RAM), em comparação com o meio de unidade de disco rígido tradicional. Essa abordagem reduz significativamente o tempo de consulta em um esforço para facilitar decisões de negócios eficientes.
Definirtec explica In-Memory Analytics
Com a evolução da tecnologia de hardware de BI e RAM, mais plataformas de BI estão disponíveis e acessíveis, incluindo ferramentas analíticas in-memory usadas para facilitar a tomada de decisão corporativa – mesmo para pequenas empresas.
O BI tradicional incorpora recursos pesados e dedicados para construir estruturas de dados por meio de programação de processamento analítico online (OLAP) ou esquemas desnormalizados. A análise em memória elimina a sobrecarga de armazenamento de tabelas de agregação de dados ou de cubos de dados pré-agregados indexados, resultando em respostas de consulta extremamente rápidas. Resumindo, velocidades mais rápidas de recuperação de dados indicam processamento mais rápido e tomada de decisão informada.
Em outubro de 2011, a Oracle apresentou o Oracle Exalytics In-Memory Machine – o primeiro sistema de análise de BI em memória.