Definição – O que significa Customer Analytics?
A análise de clientes é uma atividade dentro do e-commerce em que as compras online dos clientes e o comportamento de pesquisa na Internet são examinados por software com os resultados usados por equipes de profissionais de marketing que buscam aumentar as receitas dos comerciantes online.
A análise do cliente usa a coleta de dados e subsequente análise de software para enfocar as transações de pedidos online dos clientes com o objetivo de classificar dados demográficos específicos do cliente, padrões de compras, uso da Internet e aplicar análises preditivas para permitir que os profissionais de marketing tomem medidas para aumentar as margens de lucro dos negócios online .
Outros termos comumente usados para análises de clientes incluem análises de Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente ou análises de CRM.
Definirtec explica análises do cliente
O processo de análise do cliente examina e captura dados comportamentais do consumidor e orienta os mercados do segmento. Ao fazer isso, esse processo pode até mesmo sugerir futuras ofertas de produtos e serviços para empresas designadas. As ferramentas de software fornecem recursos online para analisar dados específicos contidos em bancos de dados. Este elemento é conhecido como processamento analítico online e é vital para o processo analítico do cliente. As técnicas de mineração de dados são comuns na análise de clientes.
Um banco de dados de clientes pode fornecer resultados valiosos para empresas que desejam encontrar maneiras de aumentar suas vendas. Mas o problema aqui é que, se os clientes descobrirem que os profissionais de marketing online compartilharam ou trocaram suas informações com outros profissionais de marketing, os clientes podem decidir interromper suas compras online; especialmente se a loja online que eles visitaram prometesse que não compartilharia as informações pessoais dos clientes e hábitos de compra com outras empresas.
As empresas on-line geralmente publicam uma política de privacidade em seus sites, que estabelece exatamente para quais informações as informações coletadas dos visitantes e clientes de seus sites podem ser usadas. É incomum que as empresas compartilhem esses dados de qualquer maneira e é ilegal, de acordo com as leis de proteção de dados de muitos países, compartilhar informações pessoais sobre qualquer pessoa sem seu consentimento explícito.
Além de aumentar as margens de lucro, uma das principais vantagens da análise de clientes é que as empresas podem capturar perfis de clientes precisos sem os custos relacionados ao contato direto com o cliente.