Definição – o que significa análise de risco?
A análise de risco é a revisão dos riscos associados a um determinado evento ou ação. É aplicado a projetos, tecnologia da informação, questões de segurança e qualquer ação onde os riscos possam ser analisados de forma quantitativa e qualitativa. A análise de risco é um componente do gerenciamento de risco.
Os riscos fazem parte de todos os projetos de TI e empreendimentos comerciais. Como tal, a análise de risco deve ocorrer de forma recorrente e ser atualizada para acomodar novas ameaças potenciais. A análise de risco estratégica minimiza a probabilidade de risco futuro e danos.
Definirtec explica Análise de Risco
O processo de gerenciamento de riscos envolve algumas etapas principais. Primeiro, as ameaças potenciais são identificadas. Por exemplo, os riscos estão associados a indivíduos que usam um computador de maneira incorreta ou inadequada, o que cria riscos de segurança. Os riscos também estão relacionados a projetos que não são concluídos em tempo hábil, resultando em custos significativos.
Em seguida, a análise de risco quantitativa e / ou qualitativa é aplicada para estudar os riscos identificados. A análise de risco quantitativa mede a probabilidade de risco esperada para prever perdas financeiras estimadas de riscos potenciais. A análise qualitativa de riscos não usa números, mas analisa ameaças e determina e estabelece métodos e soluções de mitigação de riscos.
Um plano de contingência pode ser usado durante a análise de risco. Se houver risco, os planos de contingência ajudam a minimizar os danos.