Definição – O que significa Análise de Relacionamento com o Cliente (CRA)?
Análise de relacionamento com o cliente (CRA) é um termo para sistemas que ajudam a analisar dados sobre clientes para que as empresas possam planejar melhor ou tomar melhores decisões. As ferramentas CRA podem solicitar dados e fornecer resultados acessíveis usando mineração de dados para auxiliar os tomadores de decisão humanos em vendas, alcance do cliente e outros processos de negócios.
Definirtec explica a Análise de Relacionamento com o Cliente (CRA)
Em sua essência, o CRA é muito semelhante ao gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM). A principal diferença entre o uso desses dois termos parece ser que, embora o CRA se refira mais à análise de dados armazenados, CRM na maioria das vezes se aplica a sistemas que tornam os dados existentes visíveis durante as interações com clientes, ou a sistemas que geralmente apresentam uma imagem um cliente individual, não necessariamente para mineração de dados, mas para referência geral. Por exemplo, uma folha visual simples com informações de contato do cliente normalmente cairia no CRM, enquanto um produto de software que analisa centenas de clientes e os classifica em categorias acionáveis cairia no CRA.
O CRA pode fornecer resultados como análise de lucratividade, que pode projetar quem provavelmente fará compras em um determinado cenário. Ele também pode fazer outras projeções para ajudar a dar à empresa uma imagem mais clara de seus clientes potenciais com uma base de clientes. Assim como acontece com o CRM, o CRA também pode ajudar uma empresa a “conhecer” e, portanto, atender melhor seus clientes. Um dos principais desafios do CRA relatados por especialistas é a tarefa de adequar essas ferramentas a uma estrutura de TI existente.