Análise de rede social (sna)

Definição – O que significa Análise de Redes Sociais (SNA)?

A análise de redes sociais (SNA) é um processo de análise quantitativa e qualitativa de uma rede social. SNA mede e mapeia o fluxo de relacionamentos e mudanças de relacionamento entre entidades possuidoras de conhecimento. Entidades simples e complexas incluem sites, computadores, animais, humanos, grupos, organizações e nações.

A estrutura SNA é composta de entidades de nós, como humanos, e laços, como relacionamentos. O advento do pensamento moderno e da computação facilitou uma evolução gradual do conceito de rede social na forma de redes baseadas em gráficos altamente complexas com muitos tipos de nós e laços. Essas redes são a chave para procedimentos e iniciativas envolvendo solução de problemas, administração e operações.

Definirtec explica a Análise de Redes Sociais (SNA)

SNA geralmente se refere a informações variadas e entidades de conhecimento, mas a maioria dos estudos reais enfoca a análise humana (nó) e relacional (vínculo). O valor do empate é o capital social.

SNA é frequentemente diagramado com pontos (nós) e linhas (laços) para apresentar as complexidades relacionadas às redes sociais. Pesquisadores profissionais realizam análises usando software e teorias e metodologias exclusivas.

A pesquisa SNA é conduzida de uma das seguintes maneiras:

  • Estudar a rede social completa, incluindo todos os laços em uma população definida.
  • Estudar componentes egocêntricos, incluindo todos os laços e comunidades pessoais, o que envolve estudar a relação entre os pontos focais da rede e os laços sociais que eles fazem em suas comunidades.

Uma rede de bolas de neve se forma quando os alters se tornam egos e podem criar, ou nomear, alters adicionais. A realização de estudos de bolas de neve é ​​difícil devido às limitações logísticas. O conceito abstrato de SNA é complicado ainda mais pelo estudo de redes híbridas, nas quais redes completas podem criar alterações não listadas disponíveis para observação do ego. As redes híbridas são análogas aos funcionários afetados por consultores externos, onde a coleta de dados não é totalmente definida.

Três tendências analíticas tornam o SNA distinto, como segue:

  • Os grupos não são considerados blocos de construção da sociedade.
  • Os estudos se concentram em como os laços afetam os indivíduos e outros relacionamentos, em comparação com indivíduos, organizações ou estados distintos.
  • Os estudos enfocam a estrutura, a composição dos laços e como eles afetam as normas sociais, em vez de assumir que as normas socializadas determinam o comportamento.