Definição – O que significa Análise de Defeito?
A análise de defeitos faz parte do planejamento de melhoria contínua da qualidade, no qual os defeitos são classificados em diferentes categorias e também são usados para identificar as possíveis causas, a fim de evitar que os problemas ocorram. Ajuda os projetos a identificar como os problemas podem ser evitados e a reduzir ou eliminar um número significativo de defeitos que são injetados no sistema.
Definirtec explica a análise de defeitos
A análise de defeitos é um esforço cooperativo entre os diferentes consultores envolvidos em um projeto. Seu conhecimento sobre os processos é usado para ajudar na análise de defeitos e pode ser considerado como parte do modelo para melhoria incremental de processo de software baseada na experiência. A análise de defeitos se concentra no desenvolvimento de soluções para atacar as causas raízes de diferentes defeitos de ocorrência comum. Por esse motivo, projetos anteriores também podem ser analisados para obter os dados de defeito. Assim, visa maior produtividade e qualidade em iterações futuras, fazendo uso da experiência em sua iteração atual. As etapas envolvidas durante a análise de defeitos são a coleta de dados de defeitos no final de cada iteração, identificação de defeitos comuns com a ajuda de diferentes técnicas de análise, realização de análise causal e priorização das causas raízes, identificação e desenvolvimento de soluções para as causas raízes, implementação de soluções e revisão do status da análise de defeitos no final da próxima iteração.
A análise de defeitos pode ser usada para medir a mudança antes e depois da introdução das melhorias. A análise de defeitos ajuda a melhorar a produtividade e a qualidade. Também ajuda a reduzir o esforço necessário para a remoção de defeitos em longo prazo.