Definição – o que significa análise paralela de dados?
A análise de dados paralela é um método para analisar dados usando processos paralelos executados simultaneamente em vários computadores.
O processo é usado na análise de grandes conjuntos de dados, como grandes registros de chamadas telefônicas, logs de rede e repositórios da web para documentos de texto que podem ser muito grandes para serem colocados em um único banco de dados relacional. O método é frequentemente usado em Big Data Analytics e análise geral de dados.
Definirtec explica a análise paralela de dados
O conceito principal por trás da análise paralela de dados é o paralelismo, definido na computação como a execução simultânea de processos.
Isso geralmente é obtido usando vários processadores ou até mesmo vários computadores e é uma prática comum em computação distribuída. Na análise paralela de dados, diferentes computadores que executam diferentes aspectos da análise de dados simultaneamente executam esses processos e, posteriormente, consolidam os resultados em um único relatório grande.
O motivo desse paralelismo é principalmente para tornar a análise mais rápida, mas também porque alguns conjuntos de dados podem ser muito dinâmicos, muito grandes ou simplesmente muito pesados para serem colocados com eficiência em um único banco de dados relacional. O resultado seria que esses conjuntos de dados seriam armazenados em diferentes bancos de dados otimizados para esse tipo de dados e em diferentes máquinas, de forma que a análise linear simplesmente não seria uma opção eficiente.