Definição – o que significa análise dinâmica de código?
A análise dinâmica de código é um procedimento de teste que faz parte do processo de depuração do software e é usado para avaliar um programa durante a execução em tempo real. É aplicado durante a fase de desenvolvimento.
O objetivo principal da análise dinâmica de código é encontrar erros enquanto um programa está sendo executado, funções são chamadas e variáveis contêm valores, em vez de verificar cada linha de código, aplicar valores mentalmente e adivinhar possíveis cenários de ramificação.
Definirtec explica a análise dinâmica de código
Como a maior parte da depuração de código, a análise dinâmica de código permite o teste de programa em qualquer cenário, eliminando a necessidade de criar entradas ou situações artificialmente com potencial para produzir efeitos ou erros imprevistos. É um procedimento padrão porque reduz o custo e o tempo de teste, ao mesmo tempo que facilita a manutenção.
Este processo pode revelar problemas inesperados, como certos requisitos desnecessários ou funcionalidades necessárias. Esses problemas não se manifestam durante o processo de design, pois é impossível para os humanos determinarem todos os cenários possíveis. O que pode parecer bom no papel nem sempre se traduz na prática e durante a execução observável em tempo real.
A análise dinâmica de código também é aplicada durante a fase de teste, quando os engenheiros encontram certos bugs que só aparecem após várias execuções ou em determinados cenários. Nesses casos, a única opção é testar dinamicamente o programa e recriar os cenários.