Definição – o que significa análise ad hoc?
A análise ad hoc em TI é comumente definida como uma tecnologia ou esforço apontado para um único uso ou uma única pergunta ou propósito para um determinado cenário. O oposto disso é uma análise abrangente, que é ampla, multiuso e geralmente baseada em dados agregados.
Definirtec explica a análise ad hoc
Exemplos de análise ad hoc podem incluir um aplicativo de software que permite aos usuários inserir perguntas analíticas específicas sobre dados de negócios. Por exemplo, se a empresa tiver um banco de dados de vendas extenso e o usuário quiser encontrar um resultado de vendas exclusivo relacionado a um cenário específico, ele criará um único relatório que será executado uma vez e fornecerá esse resultado exclusivo. Quaisquer relatórios adicionais seriam gerados separadamente por esforços subsequentes.
Embora as ferramentas de análise ad hoc sejam inerentemente definidas como ferramentas de uso único, os especialistas apontam que alguns tipos de análise ad hoc podem ser executados várias vezes ou podem ser úteis continuamente.
Outra maneira de entender a análise ad hoc é que ela é um tipo de análise muito diferente das filosofias de análise que impulsionaram essas mudanças monumentais em TI nos últimos anos. A ideia de big data, ou de enormes volumes de informações de inteligência de negócios orientados por sistemas em nuvem, enfrenta a ideia de obter uma análise abrangente ou de nível superior que seja sofisticada e contínua, com base na agregação ampla de dados. A análise ad hoc é diferente – ela busca um resultado único, não abrangente. Existem muitas maneiras de fazer análises ad hoc, incluindo o uso de aplicativos de software, consultas de banco de dados ou outras tecnologias e técnicas.