Amplificadores digitais (d-amps)

Definição – O que significa Digital AMPS (D-AMPS)?

Digital AMPS (D-AMPS) é a tecnologia celular de segunda geração (2G), concebida como um desenvolvimento adicional em relação ao sistema norte-americano de primeira geração denominado AMPS (Advanced Mobile Phone Service). O D-AMPS foi amplamente utilizado nos EUA e no Canadá desde que a primeira rede celular comercial foi implantada pela primeira vez em 1993. A tecnologia D-AMPS foi aposentada e amplamente substituída pelas tecnologias celulares GSM / GPRS e CDMA2000.

Definirtec explica Digital AMPS (D-AMPS)

Digital AMPS, padrões IS-54 e IS-136, usa o método de acesso de canal de acesso múltiplo por divisão de tempo e é geralmente referido como um Sistema TDMA ou simplesmente TDMA em vez do D-AMPS mais apropriado. O D-AMPS usa a tecnologia AMPS existente para fazer uma transição fácil e segura de sistemas analógicos para digitais na mesma área, permitindo uma rápida atualização do AMPS, o sistema padrão analógico original para comunicação celular nos Estados Unidos e Canadá.

O D-AMPS é a versão digital do AMPS e fornece TDMA (acesso múltiplo por divisão de tempo) ao AMPS para obter três canais para cada canal AMPS, triplicando assim o número de chamadas possíveis em um único canal, o que obviamente triplica o throughput.

Especificações técnicas:

  • Taxa de bits do canal de 48.6 kbit / s
  • 1.62 bit / s / Hz
  • Duração do quadro de 40 ms, que é dividido em slots de 6.67 ms
  • Cada slot de 6.67 ms contém 324bits e 260 dados do usuário
  • QPSK diferencial
  • Predição linear excitada por soma vetorial (VSELP)