Definição – O que significa Amplificação de Inteligência (IA)?
Amplificação de inteligência (IA) é a ideia de que as tecnologias podem auxiliar a inteligência humana, ao invés de serem compostas de tecnologias que criam uma inteligência artificial independente. Os sistemas de amplificação de inteligência trabalham para aprimorar a própria inteligência de um ser humano, para melhorar a função ou capacidade de um tomador de decisão humano de alguma forma.
A amplificação de inteligência também é conhecida como inteligência assistiva, inteligência aumentada, aumento cognitivo ou inteligência aumentada por máquina.
A Definirtec explica a Amplificação de Inteligência (IA)
A ideia de amplificação da inteligência ou inteligência aumentada surge parcialmente de medos e preocupações sobre a inteligência artificial como um todo. Com a inteligência artificial evoluindo e se tornando mais robusta, há preocupações crescentes sobre o impacto de tecnologias desonestas na vida humana de alguma forma negativa.
Parece mais seguro, nesse contexto, desenvolver tecnologias de amplificação de inteligência – ferramentas que derivam sua eficácia da consciência humana, em vez de formar sua própria senciência artificial. Os especialistas que explicam a IA podem falar sobre as Três Leis da Robótica de Asimov ou outra análise de inteligência artificial teórica ou prática que explique por que a inteligência aumentada pode ser uma parte valiosa do espectro da tecnologia.
As ferramentas de inteligência aumentada podem ser usadas para muitos propósitos. Alguns são valiosos na descoberta eletrônica ou no desenvolvimento de uma base de conhecimento. Ferramentas de linguagem natural e ferramentas de processamento de imagens podem melhorar a percepção humana. Algumas dessas ferramentas estão sendo projetadas para transporte em veículos autônomos ou outras aplicações práticas. A chave é que todos eles são baseados na ideia de “amplificação da inteligência” – usando a consciência humana de alguma maneira.