Amortecer

Definição – o que significa o buffer?

Um buffer é uma área de retenção temporária de dados enquanto estão esperando para serem transferidos para outro local. Geralmente está localizado na RAM. O conceito de buffer foi desenvolvido para evitar o congestionamento de dados de uma porta de transferência de entrada para uma porta de saída.

Existem usos comuns para o buffer que ajudam a melhorar o desempenho geral de um dispositivo. Quase todos os discos rígidos usam um buffer para facilitar a recuperação de dados. Qualquer tipo de serviço de manipulação de memória e armazenamento de dados também fará uso de algum tipo de buffer. Mesmo as tarefas mais básicas da CPU precisam usar buffers para operar na forma de registradores, onde dados como operandos e operadores são armazenados antes de serem processados.

Definirtec explica Buffer

Por exemplo, quando um usuário baixa um arquivo de vídeo ou áudio, uma certa porcentagem do arquivo baixado é colocada no buffer e então reproduzida. Conforme o clipe é reproduzido, o dispositivo baixa continuamente o arquivo e o coloca no buffer. Por causa disso, há menos chance de que o arquivo de vídeo ou áudio pare quando ocorre o congestionamento da rede, a menos, é claro, que a taxa de download seja tão lenta que a velocidade de reprodução a acompanhe.

Como outro exemplo, ao imprimir um documento, quando o comando PRINT é acionado pelo sistema ou pelo aplicativo, os dados de impressão são enviados para o buffer e, em seguida, transferidos para a impressora. A partir daí, a impressora acessa as informações. Isso libera o computador para fazer outras tarefas enquanto o comando PRINT está sendo executado. Uma desvantagem desse sistema é que todos os dados no buffer durante a falha do dispositivo são perdidos.