Definição – O que significa Ambiente Operacional Padrão (SOE)?
Um Ambiente Operacional Padrão (SOE) se refere a um determinado sistema operacional (SO) de computador e seus aplicativos de hardware e software associados, usados por uma organização para implantá-los de maneira econômica e eficiente com configurações personalizadas conforme necessário. SOEs também servem para agilizar as atualizações de software e service packs (atualizações principais para sistemas operacionais). Existem ambientes operacionais padrão para computadores desktop, servidores, estações de trabalho ou clientes finos, laptops e dispositivos móveis.
Existem vários nomes comuns para empresas estatais, incluindo o seguinte:
- Imagem padrão
- Ambiente Operacional Consistente ou Comum (COE)
- Ambiente Operacional Gerenciado (MOE)
- Ambiente de área de trabalho gerenciado (MDE)
- Ambiente Desktop Padrão (SDE)
Definirtec explica o ambiente operacional padrão (SOE)
Um SOE também facilita a manutenção de tecnologia da informação (TI), suporte e gerenciamento de equipamentos de computação e redes em toda a organização. SOEs são a chave para automatizar essas responsabilidades de TI por meio de padronização, velocidade e repetibilidade.
A Microsoft e muitos outros fornecedores publicam suas próprias ferramentas e guias de implantação para criar um SOE; no entanto, alguns SOEs requerem processos de configuração manual. A distribuição de imagens de disco é comumente usada para criar um SOE para Mac OS X, Linux e sistemas semelhantes. No entanto, esses sistemas devem usar a mesma arquitetura e drivers diferentes, como uma etapa separada, devem ser instalados para cada configuração.
Em geral, uma SOE é específica da empresa e não há SOEs padronizadas para todo o setor.