Definição – O que significa Ambiente de Produção?
Ambiente de produção é um termo usado principalmente por desenvolvedores para descrever a configuração em que o software e outros produtos são realmente colocados em operação para seus usos pretendidos pelos usuários finais.
Um ambiente de produção pode ser pensado como uma configuração em tempo real onde programas são executados e configurações de hardware são instaladas e utilizadas para a organização ou operações comerciais diárias.
Definirtec explica o ambiente de produção
Uma maneira de definir um ambiente de produção é compará-lo com um ambiente de teste ou desenvolvimento. Em um ambiente de teste, um produto ainda está sendo usado teoricamente. Os usuários (normalmente engenheiros) procuram por bugs ou falhas de design. No ambiente de produção, o produto foi entregue e precisa funcionar perfeitamente.
O ambiente de produção é diferente do ambiente de desenvolvimento, pois é o local onde o aplicativo está realmente disponível para uso comercial. Ele permite que as empresas mostrem aos clientes um serviço “ao vivo”.
Embora os desenvolvedores precisem de sua própria versão para trabalhar, os clientes e usuários finais devem ter uma versão distribuível que possam usar. Compilações distintas são criadas para permitir que os desenvolvedores testem novas funcionalidades, busquem bugs para eliminar e adicionem novo código sem afetar a versão do cliente. O objetivo dessa diferença é permitir que qualquer teste seja realizado sem afetar a operatividade do produto vivo.
Cada desenvolvedor pode trabalhar em seu próprio ambiente de desenvolvimento específico com diferenças distintas, e diferentes versões de desenvolvimento podem ter recursos exclusivos, como mostrar dados contextuais que normalmente estão ocultos. Em vez disso, há um único ambiente de produção que é usado para evitar confusão com os clientes e também para prevenir problemas de segurança.
Às vezes, um terceiro ambiente está presente e é chamado de ambiente de preparação ou pré-produção. Aqui, a melhor versão candidata para lançamento é testada e geralmente é um espelho do ambiente de produção.
A pré-produção geralmente dura pouco e serve apenas para realizar o teste de resistência final da “próxima” versão do produto antes de entrar em operação. Quando um determinado recurso é verificado o suficiente para obter aprovação, ele pode ser movido do ambiente de teste para o ambiente de pré-produção antes de ser lançado no ambiente de produção.
A implantação na produção é uma questão particularmente delicada, já que os clientes ou usuários podem não ser tolerantes se bugs ou erros forem encontrados na versão final, ou se um novo recurso não funcionar como esperado. Por causa disso, às vezes o produto é executado em ambientes de controle de qualidade (QC) que podem ou não ser iguais à pré-produção.
Por exemplo, as alterações de um patch de videogame podem ser testadas por jogadores escolhidos a dedo em um servidor QC para pedir seu feedback. Mudanças indesejadas ou inesperadas podem ser revertidas para evitar reações negativas da comunidade.
Um termo relacionado, código de produção, refere-se ao código que está sendo usado por usuários finais em uma situação de tempo real ou código que é útil para operações do usuário final. Um debate sobre o que constitui código de produção mostra que há muita ambigüidade sobre a aplicação formal de qualquer um dos termos a um cenário específico por causa dos muitos estágios pelos quais o código e os produtos de tecnologia passam em seus respectivos ciclos de vida.