Definição – o que significa alta disponibilidade (HA)?
Alta disponibilidade refere-se a sistemas que são duráveis e com probabilidade de operar continuamente sem falhas por um longo tempo. O termo implica que as partes de um sistema foram totalmente testadas e, em muitos casos, que há acomodações para falhas na forma de componentes redundantes.
Definirtec explica alta disponibilidade (HA)
Muitas análises de alta disponibilidade em um sistema envolvem a busca pelo elo mais fraco, seja uma peça específica de hardware ou um elemento do sistema, como armazenamento de dados. Para permitir um armazenamento de dados mais durável, os engenheiros que buscam alta disponibilidade podem usar um design RAID. Os servidores também podem ser configurados para alternar responsabilidades para um servidor remoto, se necessário, em um processo de backup conhecido como failover.
Embora o bom design leve à alta disponibilidade, também é importante que cada peça de hardware seja avaliada quanto à durabilidade. Aqui, métricas específicas de fornecedores são úteis para determinar exatamente por quanto tempo uma peça de hardware deve funcionar em um determinado sistema. Aqui, métricas como tempo médio entre falhas (MTBF) tornam-se úteis para engenheiros.